13 de outubro de 2009

Sobre o muito falar

Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio
Provérbios de Salomão
 Com essa onda de pessoas expondo os seus corpos e suas vidas tão abertamente, a individualidade e a discrição tornaram-se coisas raras, vejo muitas pessoas que não falam por ter algo a dizer mas porque precisam falar alguma coisa e necessitam externar seu interior baseadas apenas na sua insensatez. Isso me faz lembrar de um provérbio que meu pai constantemente repetia para mim quando era pequena "Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo".

Nesse fim de semana ví uma mulher que falava absurdamente alto, gritava com todos que estavam com ela, dava palpites escandalosos e obviamente atrapalhava a todos que, como eu, desejavam escutar nada além do barulho do mar e ler um livro. Observando-a, lembrei-me e concordei com algo que li da Clarice Lispector, que a beleza da mulher é afirmada ou constituída na sua discrição. Uma mulher que aos padrões estéticos é considerada bonita em alguns minutos fez-se feia e pública . Mas ela não é uma exceção, cada vez mais tenho visto pessoas assim, querendo chamar a atenção para si por meio de escândalos ou falações interruptas.

A minha avó foi um exemplo de beleza e elegância, era mulher muito humilde que desde cedo trabalhou para ajudar a família, não tinha roupas de grifes, todas eram criação própria ou herança da sua mãe, não usava adornos e nem sapatos caros, se foi o centro das atenções numa conversa é porque a colocaram ali e da sua boca só saíam elogios finos e palavras construtivas, até mesmo quando o alzheimer já lhe roubava a razão. Foi uma mulher que preservou sua individualidade e que era admirada por todos não só pela elegância mas por todas as outras qualidades evidentes que possuía. Parece que as virtudes ficam mais aparentes naquelas pessoas que não se esforçam para mostrá-las e que sabem o momento certo de falar e calar.

4 comentários:

Lauro disse...

Uma vez eu participei de um curso de 3 semanas com um grupo de 8 pessoas. Nesse grupo, tinha 2 meninas que uma era bonita e a outra não tão bonita.
Ao longo dessas 3 semanas o comportamento, a forma de falar, de expressar de se posicionar de ambas, mostraram realmente como eram.
Ao final do curso, aquela que não era tão bonita se tornou linda e a que era bonita, se tornou não bonita.
Beleza é isso, com o tempo aparece.
Bj, te amo.

Cleyton Cabral disse...

Obrigado, Raquel! Volte sempre, sempre. Beijão.

Cleyton Cabral disse...

Li o texto agora, que lindoooo.

Fabio Barbosa disse...

Sem palavras...